Luis Diaz: Grande busca militar lançada na Colômbia depois que o pai da estrela do Liverpool foi sequestrado
Luis Manuel Diaz e Cilenis Marulanda foram detidos em seu carro em um posto de gasolina na cidade de Barrancas, no norte, no sábado e sequestrados por homens armados em motocicletas, mas a mãe de Diaz, Marulanda, foi resgatada pela polícia durante a noite.O diretor da polícia, William Salamanca, disse a Diaz por telefone que mobilizaria todos os recursos disponíveis para encontrar seu pai, que permaneceu com os sequestradores.
Camisa de Luis Diaz fica suspensa no ar em Anfield
Diaz, de 26 anos, ficou de fora da convocação do Liverpool para o confronto de domingo da Premier League contra o Nottingham Forest, com o técnico Jurgen Klopp dedicando a vitória do clube por 3 a 0 ao internacional colombiano.O ministro do Interior da Colômbia enviou mais de 100 soldados para o norte montanhoso do país, enquanto as autoridades venezuelanas foram enviadas para adicionar mais soldados às suas patrulhas fronteiriças.
O exército também disse em um comunicado que montará bloqueios de estradas, implantará esquadrões de fuzileiros motorizados e usará helicópteros e aviões para fazer buscas na área de cima.
No domingo, o procurador-chefe da Colômbia, Francisco Barbosa, disse que era possível que o pai de Diaz pudesse ser levado para a Venezuela e ordenou uma investigação para apurar o motivo do sequestro e encontrar os culpados.
"Temos informações de que ele poderá estar na Venezuela em algum momento. Se ele cruzar a fronteira e estiver na Venezuela, temos que pedir ao presidente [colombiano] Gustavo Petro... que nos ajude a libertar o pai de Luis Diaz", disse Barbosa aos repórteres.
A polícia nacional da Colômbia também anunciou que pagará 48.500 dólares (40 mil libras) por qualquer informação que leve ao seu resgate.
O atacante do Liverpool, Diogo Jota, comemorou seu primeiro gol na vitória por 3 a 0 sobre o Nottingham Forest, em Anfield, mostrando uma cópia da camisa 7 de Diaz para a multidão.
"A preparação para o jogo foi o jogo mais difícil que tive na minha vida. Eu não esperava, não estava pronto para isso”, disse o técnico Klopp. “Não quero torná-lo maior do que é, mas certamente tentamos ajudar o Luis com a luta que mostramos porque obviamente queremos ajudar e realmente não podemos evitar.
“Então a única coisa que podemos fazer é lutar por ele e os meninos fizeram isso.
“Como você pode tornar um jogo de futebol importante em um dia como este? É realmente difícil. Nunca lutei com isso em minha vida.
"Ouvimos sobre isso ontem à noite. Conversamos com o Luis, ele queria ir para casa... Aí tivemos notícias da mãe dele, o que é fantástico, e desde então nada. Obviamente somos os primeiros a nos envolver e tentamos nos manter atualizados o máximo que podemos, mas não queremos incomodar de forma alguma as pessoas importantes que estão por aí, só queremos apoiar, só isso .
O Liverpool disse em comunicado que é “a maior esperança do clube que o assunto possa ser resolvido com segurança e na primeira oportunidade possível”.